Minha Vida Pelo Mundo





sábado, 10 de março de 2012

Holi

O Holi Festival é celebrado no norte da Índia durante a primavera. É conhecido também como o festival das cores porque na ocasião as pessoas pintam umas às outras com tintas coloridas. Apesar de neste ano o feriado ser apenas no dia 8 de março, as pessoas aproveitam pra tirar quase uma semana de descanso e celebração.
Esta festividade marca a vitória do bem sobre o mal, e é baseada numa lenda. Resumidamente, diz a lenda que Holika, por ordens de seu irmão e rei, tentou matar seu sobrinho na fogueira. Sendo esse sobrinho de bom caráter e devoto dos "verdadeiros deuses", foi salvo e sua tia foi quem acabou sendo queimada.

No dia anterior ao feriado já havia bastante movimento nas ruas. Preparam-se grandes fogueiras onde queimam o corpo de Holika (leia-se um boneco ou uma representação dela). É quase uma mistura de "malhar o Judas" com festa junina do Brasil. Já no dia 8, como previsto, as pessoas saíram às ruas munidas de spray e balões de tinta para pintar amigos e familiares dos pés à cabeça.

Colagem que peguei do meu amigo Indranil Poddar sem autorização
Dizem que a tinta demora quase uma semana pra sair da pele, mas como a grande maioria participa, é normal sair por aí todo pintado nos dias que se seguem.
Durante esses dias há festa, comida e música, o que aproxima a comunidade.

Bem, por motivo de força maior acabei não participando do Holi, mas deixo aqui esse breve relato pra não passar em branco.

Happy Holi!

2 comentários:

  1. oie lindona, ficamos uma semana sem suporte por conta do festival..risos, será um carnaval Indiano???? risos.

    bjos amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs Sim, flor... uma espécie de carnaval. Ao menos não tem gente semi-nua que nem no Brasil hehe Mas tem uma triste semelhança: o índice de acidentes também aumenta aqui por causa da bebida :(
      Obrigada por estar acompanhando e pelos seus comentários. Beijos!

      Excluir