Minha Vida Pelo Mundo





sexta-feira, 1 de junho de 2012

FAZEM 48 graus


Eu poderia afirmar que a frase acima contém um erro gramatical. Já posso até imaginar professor Pascoale dizendo “O correto seria ‘faz 48 graus... os graus não fazem nada.’’’ Ah, é? Não fazem nada? Talvez porque você nunca tenha morado na Índia.
O erro foi proposital e justamente pra mostrar que os graus aqui fazem muitas coisas: Eles fazem por exemplo com que os cães mergulhem quase todo o corpinho na água e fiquem sentados ali pra amenizar o calor, mesmo que essa água seja de esgoto. L Já os que não têm nem uma poça por perto, afinal a água é escassa, cavam um buraco na terra pra chegar a uma superfície menos quente e dormem quase o tempo todo. Os muitos graus fazem com que as pessoas ponham suas “camas-esteiras” na rua e durmam ali com as estrelas como teto. Alguns inclusive têm um pequeno comércio no mesmo cubículo que lhes serve de residência, e ali esperam deitados pelos clientes.
Os graus que tornam impossível conservar algumas frutas e vegetais são os mesmos que têm feito mangas deliciosas (bem, não sei se eles fazem, mas ao menos não impedem o cultivo em abundância dessa fruta). E é impressionante também como não impedem que os que trabalham ao ar livre continuem suas atividades, sob temperaturas que parecem simplesmente intoleráveis pra nós que temos o conforto do ar condicionado e quase desmaiamos quando damos uma saidinha. Ainda assim é muito raro ver alguém usando bermuda. Pelo contrário, muitos cobrem o corpo com tecidos, e algumas mulheres usam também umas meias e luvinhas meio ridículas de cor bege pra se proteger do sol; seria por que têm consciência dos perigos que o sol pode causar a pele? Na verdade tudo indica que não, que fazem isso para não se bronzear. Cheguei a essa conclusão e você também chegaria se visse a quantidade de produtos para clarear a pele que se vende por aqui. Esses produtos figuram massivamente nas propagandas de televisão, mostrando as grandes vantagens sociais de se ter uma pele alva, mesmo que as características naturais do típico cidadão indiano sejam o oposto dessas e o clima do país não as favoreça nem um pouco.
A paisagem desértica de Agra, sob temperatura média de 45 graus.

Talvez alguns de vocês possam até estar se perguntando se esses produtos clareiam mesmo a pele, ainda mais se eu disser que são vendidos em qualquer supermercado por talvez um equivalente a $10 reais. Me limito apenas a dizer que um dia vi uma propaganda na tv de um shake para aumentar a estatura. Daí você tira suas próprias conclusões.
Ok, amigos, até a próxima e... vão pela sombra!
Ah! E se por acaso a produção de postagens neste blog diminuir, já sabem: é o calor! ;)

3 comentários:

  1. É mesmo para não se queimarem. A mulher de pele mais clara arranja marido mais facilmente. Minha irmã indiana cobria com a dupata e dizia para eu me cobrir. Eu dizia que já tinha protector solar, que queria pegar um bronze e ela ficava horrorizada. O irmão dela dizia: no país dela eles gostam, agora tu, é melhor cobrir senão não arranja marido... hahaha eu ria!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Haialla! Que legal ler os seus comentários... obrigada por compartilhar essas suas experiências! Pelo visto você fez um intercâmbio lá, certo? Se sim, em que cidade esteve?

    ResponderExcluir
  3. Pois é em 2012 fazia 48 graus e agora 2014 deve estar fazendo uns 60 graus para morrer 800 pessoas.

    ResponderExcluir