Minha Vida Pelo Mundo





sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A suástica

Eu poderia começar esse post com uma enquete, e lhes perguntaria: O que é suástica, meus amigos?
Em seguida lhes perguntaria qual a sua reação caso eu exibisse uma em frente à minha casa, mais ou menos assim:


Posso até estar subestimando os conhecimentos de alguns de vocês, mas acredito que muitos iriam associar o símbolo única e exclusivamente ao nazismo, assim como eu fiz logo que vi a imagem acima na rua onde moro aqui na Índia. É claro que esse instintivo pensamento seguiu-se de uma certa desconfiança, já que conhecemos a terrível história à qual o símbolo remete e que o tornou abominável e é até proibido em alguns países. Além disso comecei a vê-lo com muita frequência, e as filosofias orientais, ao que eu saiba, não combinam em nada com  as do movimento Hitlerista. Não é?
Foi quando recebi um dos convites de casamento que já foi assunto aqui no blog. Abri e ali estava mais uma vez a tal da cruz. Aproveitei que o Paavan (quem tinha entregue o convite) ainda estava ali, e perguntei o que era aquele símbolo. Ele me respondeu com naturalidade que era uma suástica. E quando perguntei sobre o significado dela, ele disse que era “good fortune”. Pois é, pessoal... descobri que muito antes de ser um símbolo nazista, a suástica já acompanhava a cultura indiana desde longa data e significa boa sorte. Pesquisando um pouco mais, vejo que é um símbolo que está relacionado a bons auspícios e felicidade, e fez parte de várias culturas bem distintas em diferentes épocas.
Bem, nunca é tarde demais para se aprender. E espero que eu não seja a única pra quem essa informação é nova, senão essa postagem perderia todo o sentido hehe

E falando em aprender, aos pouquinhos estou me aventurando a aprender alguma coisa de Hindi e hoje descobri dois sites ótimos! Aqui vão os links pra quem possa estar interessado:


Ok, vou encerrando por hoje, mas mesmo depois desse post, tomem cuidado ao exibirem suásticas por aí hein! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário